2 de julho de 2019

Lésbicas nas universidades: relatos de Porto Alegre e região metropolitana

Autoras: Luisa Bitencourt Martins e Daniela Auad

Resumo: 
O presente artigo objetiva discutir condições de acesso e permanência de mulheres lésbicas na Universidade. De modo a considerar o contexto político ao qual se inserem, são  destacadas inicialmente algumas políticas públicas implementadas para o Ensino Superior nas últimas décadas no Brasil. Para a discussão desta pesquisa, apoia-se no conceito de heterossexualidade compulsória de Adrienne Rich, que entende a reiteração da relação heterossexual como instituição que age como domínio dos corpos e mentes das mulheres. Juntamente, apresenta-se a fala de Audre Lorde para pensar a linguagem como maneira de enfrentar o medo e quebrar os silenciamentos, apostando nas possibilidades de visibilidade das lésbicas. Além destas autoras, fundamenta-se na discussão de Stuart Hall sobre a linguagem como produtora das representações das identidades para pensar a construção das identidades lésbicas no ambiente acadêmico. Sendo assim, a fim de pensar a produção das violências contra lésbicas na nossa sociedade, são apresentados relatos de lésbicas universitárias. A metodologia da pesquisa consiste em analisar relatos de entrevistas realizadas através de questionário online com lésbicas em universidades de Porto Alegre (RS) e região metropolitana no ano de 2017. Ao considerar que as violências cometidas contra lésbicas são invisibilizadas mesmo dentro de discussões feministas e LGBTs, busca-se investigar e reconhecer estas violências na Academia. Por esta razão, a seguinte pergunta foi feita às lésbicas universitárias: Você viveu alguma uma situação problemática ou constrangedora na universidade que, para você, se relacionasse com ser lésbica? Se sim, como foi? Do universo de 110 participantes, 37 lésbicas responderam que haviam vivido alguma situação. Através de discussão e análise de suas falas, buscou-se não só refletir sobre as discriminações sofridas por lésbicas nas universidades, mas também trazer à luz relatos de lésbicas que se fazem visíveis no enfrentamento contra as injustiças sociais baseadas na sexualidade. Por meio destas reflexões, este trabalho objetiva contribuir para o fortalecimento de possibilidades de acesso e permanências de estudantes lésbicas nas universidades. 

Ano da publicação: 2019

Publicado por/em: Anais I Congresso Mineiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação

Clique aqui para acessar o trabalho.

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