Resumo:
Com o objetivo de compreender a presença das lésbicas na produção
acadêmica, este trabalho considera o conceito de heterossexualidade
compulsória e leva em conta as interseccionalidades de gênero, raça e classe.
Foi feita revisão bibliográfica em anais das últimas três edições de três eventos
representativos: Reunião Nacional da ANPEd, Seminário Internacional Fazendo
Gênero e Seminário Internacional Desfazendo Gênero. De um corpus com 145
artigos sobre ensino superior, gênero e feminismos, agrupados em 10
categorias, selecionamos a categoria Ações na Universidade para análise neste
artigo, contendo16 trabalhos. A palavra lésbica e derivadas ou sinônimas desta
foram buscadas e foram encontradas em 8 trabalhos: 3 mencionam lésbicas, 4
mencionam apenas sigla da diferença entre a população LGBT e apenas 1
discorre aprofundadamente sobre ser lésbica. A partir da análise, foi possível
concluir que os textos não representam lésbicas, não trazem abordagens
interseccionais e dão margem para uma visão homogênea da população LGBT.
Ano da publicação: 2020
Publicado por/em: Revista Interritórios
Publicado por/em: Revista Interritórios
Clique aqui para acessar o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário