1 de julho de 2019

Enfrentamento da Violência Sexual Infantil no Território Escolar: Cartografias Iniciais

Autoras: Laís Oliveira Abreu, Ana Lúcia Gomes da Silva e Daniela Auad

Resumo: 
Ao considerar o território escolar como lócus onde e a partir do qual é possível traçar estratégias de enfrentamento à violência sexual infantil, o presente artigo realiza a cartografia inicial de pesquisas que tematizam o fenômeno, que se apresenta como um desafio para a sociedade brasileira e nos remete à necessidade da presença das discussões de gênero e sexualidade na escola. Desse modo, a partir da perspectiva da equidade de gênero e das pedagogias feministas, ao adotar o método cartográfico, este artigo resulta de levantamento bibliográfico acerca do enfrentamento da violência sexual infantil no contexto educacional brasileiro, considerando o recorte temporal de 2007-2018. Para construção das cartografias, utilizou-se o enfoque metodológico dos procedimentos da revisão sistemática de literatura. As buscas das pesquisas foram realizadas nos catálogos de teses e dissertações da CAPES e da BDTD. Os principais resultados cartografados apontam que no geral o tema tem sido pesquisado por distintas áreas, havendo ainda no campo educacional um número reduzido de pesquisas, tendo em conta, por exemplo, a área da saúde. Os trabalhos encontrados apontam as dificuldades no que se refere ao fomento dos debates que envolvem a temática no ambiente escolar. Daí emerge a urgência de se produzir pesquisas que aprofundem o estudo e relacionem o papel da educação no interior da instituição escolar, no processo de enfrentamento da violência sexual infantil, a fim de contribuir de modo mais significativo para a proteção de meninas e meninos de todas as idades.

Ano da publicação: 2020

Publicado por/em: Revista Ciências Humanas

Clique aqui para acessar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário