29 de janeiro de 2020

Encontro com o machismo na sala de aula: aprendizagens a partir de experiências de professoras

Autora: Luisa Bitencourt Martins e Gabriela da Silva Bulla

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como professoras de línguas lidam especificamente com questões de machismo em sala de aula. Para tal, analisamos três narrativas episódicas selecionadas de um conjunto de dados gerados a partir de entrevistas com três professoras de Língua e Literatura que atuaram e atuam em contexto de escola pública, escola particular e curso de português para estrangeiros. Na análise das narrativas, discutimos os principais desafios e dificuldades enfrentados pelas professoras, bem como as soluções encontradas por elas nestas situações. A análise dos dados aponta para algumas sugestões de encaminhamentos que podem auxiliar professores, tais como: pesquisar e se preparar para possíveis problemáticas que possam surgir em aula; trabalhar gênero e sexualidade a partir de projetos de aprendizagem com sequências didáticas; não responder comentários machistas dos alunos diretamente e sim promover a reflexão e a crítica ao machismo durante o desenvolvimento do projeto e a partir de textos autênticos e de diferentes gêneros do discurso; se preocupar com o papel dos meninos/homens nas discussões em sala de aula sobre gênero e sexualidade; empoderar as mulheres da turma nas discussões. Os desdobramentos das aulas sobre essas temáticas mostram avanços significativos, como alunos repensando suas atitudes como homens e mulheres se sentindo empoderadas.

Ano da publicação: 2017

Publicado por/em: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11

Clique aqui para acessar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário