Resumo:
Este estudo pretende refletir interdisciplinarmente a questão da música como instrumento de
trabalho, de resistência, de identidade e de empoderamento das compositoras atuantes em
Manaus a partir dos anos 2000 até 2019. As razões para esse recorte temporal se baseiam em
três fatores distribuídos nos respectivos planos sociais: Primeiro, pela maior investigação e
implementação de direitos das mulheres no país, jurídico. Segundo, maior poder de compra
dos brasileiros em geral, o que teve impacto na produção e visibilidade do trabalho das
compositoras em questão, devido à desburocratização desse processo a partir dos anos 2000,
econômico. Terceiro, pela transição do modo de fazer, produzir e ouvir (consumir) música do
analógico para o digital, de inovação tecnológica. Serão apresentados os meios e as análises
dos materiais coletados em jornais, revistas, acervos e entrevistas gravadas em áudio e vídeo
realizadas no decorrer desta pesquisa, em busca de prover meios para uma reflexão crítica
acerca da vida e do campo musical de Manaus, onde atuam as referidas compositoras. O uso
da Análise de Discurso Crítica – ADC fornecerá subsídio teórico para um modo de pensar a
respeito do conteúdo de sete letras de músicas compostas por algumas delas no referido
tempo-espaço, apresentando como se dialogam, influenciam, interferem e relacionam com seu
meio social. Partindo de uma premissa histórico musicológica também no que concerne à
discussão de várias culturas que imigraram para a cidade que de algum modo teceram as
manifestações culturais produzidas nela, resultando nos fenômenos da “glocalização” e
também no sincretismo cultural. Discorrer-se-á a respeito do papel dos meios de comunicação
locais, do Estado, das políticas públicas, dos festivais e das mostras musicais como
legitimadores do trabalho das compositoras em Manaus dentro do referido recorte temporal.
No entanto, é imprescindível o debate a respeito de como as principais teorias do
conhecimento social, jurídico e científico predominantes nos dois últimos séculos exerceram
poder sobre as mulheres como um todo, especificamente nesta cidade. Esmiuçando numa
descrição com pretensão etnográfica, como tais concepções, apesar de tantas transformações
sociais pelas quais o planeta tem passado, alcançam a música contemporânea. Visa à
compreensão da dinâmica social atual a partir de fragmentos históricos partindo de uma
perspectiva interdisciplinar de crítica ao colonialismo. Serão apresentadas ainda, reflexões de
cunho historiográfico a respeito dos fatores sociais que possam ter contribuído para o
fenômeno da invisibilidade das mulheres como autoras e consequentemente compositoras. Por
fim, nos anexos e apêndices constam ainda: uma lista com os nomes de compositoras, que de
algum modo foram contactadas, seja em bibliografia ou pessoalmente em razão desta
pesquisa, além de composições e poemas compostos por esta autora, estimulados pelos
assuntos estudados no decorrer desta investigação.
Ano da publicação: 2020
Publicado por/em: PPGICH - Dissertação - Universidade Federal do Amazonas
Publicado por/em: PPGICH - Dissertação - Universidade Federal do Amazonas
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