8 de julho de 2019

Reflexão sobre o trabalho, vivências e práticas musicais de mulheres compositoras em Manaus a partir de 2000

Autora: Klissy Kely Guimarães

Resumo: 
Este estudo pretende refletir interdisciplinarmente a questão da música como instrumento de trabalho, de resistência, de identidade e de empoderamento das compositoras atuantes em Manaus a partir dos anos 2000 até 2019. As razões para esse recorte temporal se baseiam em três fatores distribuídos nos respectivos planos sociais: Primeiro, pela maior investigação e implementação de direitos das mulheres no país, jurídico. Segundo, maior poder de compra dos brasileiros em geral, o que teve impacto na produção e visibilidade do trabalho das compositoras em questão, devido à desburocratização desse processo a partir dos anos 2000, econômico. Terceiro, pela transição do modo de fazer, produzir e ouvir (consumir) música do analógico para o digital, de inovação tecnológica. Serão apresentados os meios e as análises dos materiais coletados em jornais, revistas, acervos e entrevistas gravadas em áudio e vídeo realizadas no decorrer desta pesquisa, em busca de prover meios para uma reflexão crítica acerca da vida e do campo musical de Manaus, onde atuam as referidas compositoras. O uso da Análise de Discurso Crítica – ADC fornecerá subsídio teórico para um modo de pensar a respeito do conteúdo de sete letras de músicas compostas por algumas delas no referido tempo-espaço, apresentando como se dialogam, influenciam, interferem e relacionam com seu meio social. Partindo de uma premissa histórico musicológica também no que concerne à discussão de várias culturas que imigraram para a cidade que de algum modo teceram as manifestações culturais produzidas nela, resultando nos fenômenos da “glocalização” e também no sincretismo cultural. Discorrer-se-á a respeito do papel dos meios de comunicação locais, do Estado, das políticas públicas, dos festivais e das mostras musicais como legitimadores do trabalho das compositoras em Manaus dentro do referido recorte temporal. No entanto, é imprescindível o debate a respeito de como as principais teorias do conhecimento social, jurídico e científico predominantes nos dois últimos séculos exerceram poder sobre as mulheres como um todo, especificamente nesta cidade. Esmiuçando numa descrição com pretensão etnográfica, como tais concepções, apesar de tantas transformações sociais pelas quais o planeta tem passado, alcançam a música contemporânea. Visa à compreensão da dinâmica social atual a partir de fragmentos históricos partindo de uma perspectiva interdisciplinar de crítica ao colonialismo. Serão apresentadas ainda, reflexões de cunho historiográfico a respeito dos fatores sociais que possam ter contribuído para o fenômeno da invisibilidade das mulheres como autoras e consequentemente compositoras. Por fim, nos anexos e apêndices constam ainda: uma lista com os nomes de compositoras, que de algum modo foram contactadas, seja em bibliografia ou pessoalmente em razão desta pesquisa, além de composições e poemas compostos por esta autora, estimulados pelos assuntos estudados no decorrer desta investigação.  

Ano da publicação: 2020

Publicado por/em: PPGICH - Dissertação - Universidade Federal do Amazonas

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