14 de agosto de 2019

Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães

Autora: Luciana Caroline Gerent

Resumo: 
“Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães” analisa o (auto)reconhecimento de famílias formadas por mulheres lésbicas na relação com a escola. Baseando-se numa concepção histórica do conceito de família patriarcal e dos poderosos papéis culturais atribuídos aos seus integrantes, esta pesquisa ouviu o relato de casais lésbicas sobre as (im)possibilidades de vivenciar configurações familiares que fogem ao modelo imposto. Tendo em vista que a possibilidade de união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida através de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, suprema corte brasileira, em 2011, mas que culturalmente essas famílias não são representadas nos modelos educacionais, buscou-se observar como essas conjugalidades se relacionam com a escola e os impactos dessas relações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com mães lésbicas e suas companheiras que participam da vida escolar da(o)s filha(o)s, acerca das dinâmicas na (re)velação da lesboparentalidade na escola. Os modelos hegemônicos de famílias heteronormativas ainda parecem assumir grande influência na vivência escolar, por isso o debate dessas problemáticas é uma conquista importante para o reconhecimento social e jurídico de famílias formadas por mulheres lésbicas. A pesquisa resultou em hipóteses sobre mudanças socioculturais que atravessam a sociedade, produzindo novos discursos, e aponta para a escola como espaço privilegiado tanto para a produção das diferenças quanto para a luta contra a intolerância.

Ano da publicação: 2017

Publicado por/em: Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Monografia - Universidade Federal de Santa Catarina

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