Resumo:
O presente trabalho noticia pesquisa cujo objetivo é conhecer como – e se – lésbicas aparecem em um determinado conjunto de pesquisas sobre Ensino Superior que adotem a categoria gênero. Para empreender a análise, nos baseamos no conceito de heterossexualidade compulsória de Adrienne Rich, além dos textos de Audre Lorde sobre a relação entre opressões de gênero, raça, classe, etc. Fundamentadas nestas autoras, exploramos a urgência da visibilidade lésbica no campo de produção acadêmica como estratégia de enfrentamento às desigualdades vividas por mulheres. Para tanto, lançamos mão de revisão bibliográfica em 9 anais de congressos, sendo eles as últimas 3 edições de 3 eventos de relevância nacional para a área: Reunião Nacional da Anped (Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação), Seminário Internacional Fazendo Gênero e Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Foram selecionados para análise trabalhos sobre ensino superior que consideravam gênero em suas análises, resultando em 145 artigos. Foram criadas 10 categorias para análise Acesso e permanência na universidade, Ações na Universidade, Currículo, Estudos sobre Políticas Públicas, Percepções sobre gênero, Produção Acadêmica, Programas Mulheres nas Ciências, Quadro de docentes, Trajetórias Discentes e Trajetórias Docentes. Para este trabalho, selecionamos a categoria Ações na Universidade, com 16 trabalhos. Dentro desta categoria, buscamos os trabalhos em que a palavra lésbica aparecia, através da qual encontramos 8 trabalhos que analisamos neste artigo.
Ano da publicação: 2019
Publicado por/em: 4º Seminário Internacional Desfazendo Gênero
Publicado por/em: 4º Seminário Internacional Desfazendo Gênero
Clique aqui para acessar o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário