Resumo:
Os estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.
Ano da publicação: 2018
Publicado por/em: Cadernos de Pesquisa
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