24 de agosto de 2019

Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola

Autoras: Daniela Auad, Maria Rita Neves Ramos, Raquel Borges Salvado

Resumo:
O presente artigo propõe debater dados históricos sobre a trajetória educacional das mulheres no Brasil, desde o século XIX, de modo a contextualizar um conjunto de fenômenos, como a denominada feminização do magistério. Serão recuperadas ao longo do histórico em debate, legislações de época que discorriam sobre a escolarização de meninas e mulheres e, a partir dessa temática e seus avanços, serão analisadas questões como a escola mista, a coeducação e as ações de Bertha Lutz. Esses elementos se destacam como fortes influências para a emancipação das mulheres, cujos sons reverberam até os dias de hoje. Tais ecos históricos podem ser percebidos, por exemplo, em políticas públicas atuais para igualdade de gênero, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM), que incluem a educação formal como elemento preponderante para a igualdade de direitos e o pleno acesso de mulheres e meninas em todas as searas sociais.

Ano da publicação: 2017

Publicado por/em: Revista Educação e Emancipação

Clique aqui para acessar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário